Imagine se existisse uma pílula para alisar os cabelos. Parece um sonho? Pois essa invenção ficou mais perto da realidade com a identificação do gene responsável pelo cabelos cacheados. A descoberta é mérito de cientistas do Instituto de Pesquisa Médica Queensland, na Austrália, e aparece na última edição da revista American Journal of Human Genetics. O culpado, de acordo com os pesquisadores, é um gene chamado tricoialina, cujo papel no desenvolvimento de folículos capilares já era conhecido. Em reportagem do jornal Daily Telegraph, Nick Martin, chefe do Laboratório de Epidemiologia Genética do instituto, explica que é uma variação desse gene que determina se os cabelos serão lisos ou cacheados.
Para o estudo, uma equipe liderada por Martin procurou variações genéticas associadas a cabelos crespos em pessoas de linhagem europeia na Austrália. Ao total, foram coletadas informações sobre 5000 gêmeos ao longo de 30 anos. Os cientistas, então, compararam o genoma dos gêmeos e observaram variações genéticas distintas entre os de cabelos cacheados e lisos.
"Potencialmente, agora podemos desenvolver novos tratamentos para deixar os cabelos mais cacheados ou mais lisos, em vez de tratar o cabelo diretamente", afirmou Martin. A descoberta também poderá servir, por exemplo, para determinar se um bebê terá cabelos crespos ou lisos e para analisar amostras de DNA deixadas em uma cena de crimes. "Já podemos predizer a cor do cabelo, dos olhos e da pele, então isso será mais um traço para refinar o perfil".
(Veja)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar comentando as notícias postadas neste blog.