ATENÇÃO, SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS!
Pedófilos têm criado comunidades no orkut e fóruns em que listam e trocam fotos e vídeos de crianças. As mamães e papais corujas que colocam vídeos no youtube de seus filhos tomando banho devem ficar atentos.
Lembre-se sempre, a Internet é pública. Se quiser dividir a corujice por seus filhos com parentes e amigos, prefira fazer de forma privada, em sites e blogs com senha.
Veja o que acontece no orkut – comunidade de pedófilos listando vídeos de crianças no youtube:
Além de listarem e trocarem fotos e vídeos de crianças, os pedófilos também têm copiado as fotos de meninas e meninos para fazerem perfis falsos de crianças, e assim se aproximar e assediar outras crianças.
Tenha muito cuidado com as fotos de seus filhos no orkut. Coloque fotos apenas em que a criança esteja acompanhada de adultos, ou melhor, se quiser mostrar as fotos para parentes e amigos, prefira fazer um fotolog com senha. Assim só quem você permitir poderá ver as fotos.
É bom lembrar que orkut só é permitido para maiores de 18 anos. Mas se você quer permitir que seus filhos usem esse ou outros sites de relacionamento e salas de bate-papo, monitore regularmente. Outros cuidados sugeridos com o orkut de seu filho:
- Oriente seus filhos a não adicionar pessoas adultas, que não sejam familiares ou amigas da família.
- Cuidado com os fakes de crianças. Repare nas outras crianças que seu filho adiciona. Se não há familiares nas fotos, nos scraps ou nos depoimentos, e os recados são apagados, desconfie.
- Atenção com os fakes de personagens infantis. Por trás deles pode esconder-se uma pessoa muito má-intencionada.
- Cuidado com os “infantilistas”. São pessoas que têm “fetiche” de ser tratados como crianças. Muitos usam fotos infantis e adicionam crianças. Repare sempre nas comunidades das pessoas que a criança adiciona.
- Monitore sempre o histórico de perfis e comunidades que seu filho visitou.
- Uma sugestão para maior proteção de seu filho no orkut, coloque no perfil dele o link do seu próprio perfil ou de seu e-mail pessoal, com um aviso de que está monitorando diariamente os contatos de seu filho. Assim os pedófilos saberão que a criança está protegida e terão receio em assediá-la. Isso também facilitaria entrar em contato com você caso alguém queira alertá-lo sobre problemas com o orkut de seu filho.
- O orkut criou novas ferramentas que bloqueia o recebimento de recados de desconhecidos e restringe a visualização do álbum de fotos apenas a amigos. Use-a para proteger seus filhos.
- Desconfie dos perfis de pessoas adultas que tem a maioria dos amigos crianças. O Orkut é um site de relacionamentos, e por mais que goste de crianças, é estranho um adulto se relacionar apenas com elas.
- Não permita que ele use a webcam sem sua presença.
- Cuidado com as falsas agências de modelos divulgadas no Orkut. Não envie fotos e dados pessoais de seus filhos para pessoas desconhecidas sem antes pedir-lhes uma referência.
- Se seu filho for assediado na Internet, DENUNCIE!
- Por telefone: Disque 100 – Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Discagem gratuita em todo o território nacional.
- Polícia: Em caso de flagrante, a polícia deve ser acionada imediatamente.
- Conselhos tutelares: Os conselhos tutelares foram criados para zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes. A eles cabe receber a notificação e analisar a procedência de cada caso, visitando as famílias. Se for confirmado o fato, o Conselho deve levar a situação ao conhecimento do Ministério Público.
- Varas da Infância e Juventude: Em municípios onde não há conselhos tutelares, as Varas da Infância e Juventude podem receber as denúncias.
- Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente. Delegacias da Mulher também podem receber queixas.
- Centro de Defesa da Criança e do Adolescente www.cedeca.org.br
- Campanha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet www.censura.com.br
- Departamento da Polícia Federal: aceita denúncia clicando em “fale conosco” em www.dpf.gov.br
- Safernet – www.safernet.org.br
- CPI da Pedofilia – secsweb@senado.gov.br
- Ministério da Justiça: Aceita denúncia pelo e-mail crime.internet@dpf.gov.br ou em “fale conosco” no site www.mj.gov.br
- Rede Nacional de Direitos Humanos: www.rndh.gov.br
- Agência de Notícias dos Direitos da Infância: www.andi.org.br/denuncie
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar comentando as notícias postadas neste blog.