quarta-feira, maio 19, 2010

Lista classificada


Não é a última atividade que o Ministério da Comunicação pode realizar dentro da igreja, mas é uma das idéias mais novas. Por vezes, membros da igreja precisam de serviços profissionais e pedem indicações diversas em seus círculos de amizade.



Eletricistas, pedreiros, pessoas para serviços domésticos, empregados para a indústria e comércio, advogados e dentistas são alguns dos exemplos de profissionais que, por vezes são procuradas fora da igreja simplesmente por desconhecimento de pessoas freqüentadoras dela que ofereçam esses serviços, apesar de partilharem os mesmos bancos a cada sábado.


O contrário também é possível: pessoas que precisam de emprego ou trabalho não sabem que pessoas próximas a si, dentro da igreja, têm oportunidades abertas.


A lista classificada é uma maneira de organizar as informações profissionais do grupo de membros de uma igreja e promover a troca de contatos e oportunidades dentro de um ambiente cristão e saudável.


Essa lista classificada é semelhante ao que encontramos nas listas telefônicas classificadas, mas logicamente menor. Como executá-la?

1. Lance a idéia na igreja


Lance a idéia no boletim, coloque explicações detalhadas no mural e peça para o pastor, em uma de suas datas de pregação, falar mais claramente da utilidade da lista classificada e da importância da ajuda entre os irmãos.

2. Passe uma ficha de "inscrição" para os membros


A participação na lista classificada deve ser incentivada, mas não pode ser obrigatória. Quem quiser divulgar sua área profissional e seus contatos pode fazê-lo. A ficha de inscrição deve conter os seguintes dados:


- Área de atuação
- Nome
- Telefones para contato
- E-mail (endereço eletrônico) para contato
- Endereço do site, se houver


3. Organize os dados coletados


Separe as fichas por área de atuação, e, em seguida, em ordem alfabética de nomes dentro de cada área.
Transcreva, então, todos os dados para uma planilha, tabela ou texto corrido mesmo, tomando muito cuidado nesse momento para não errar nenhum dado, em especial telefones.

4. Diagrame a lista classificada


Crie uma diagramação para a lista classificada, destacando as diferentes áreas de atuação.
Esse material diagramado pode ser impresso em folhas comuns e copiadas, a fim de reduzir custos. Pode também ser diagramada no modelo de cartilha ou mini-revista e ser impressa em gráfica.
Pode ainda ser gerada em formato digital e disponibilizada no site da igreja.
Você pode usar como referência as listas classificadas telefônicas e as dicas encontradas
sobre criação e produção gráfica nesse Blog.

5. Distribua para toda a igreja e para amigos da comunidade


Após estar pronta, a lista classificada deve ser distribuída para todos na igreja, mesmo para os que não quiseram incluir seus dados. Lembre-se de que quanto mais pessoas tiverem acesso a ela, mais oportunidades e relacionamentos surgirão. Se possível, distribua a lista classificada para a comunidade próxima à igreja. Além de poder gerar bons contatos profissionais, é uma atitude simpática e pode servir como um bom motivo para um primeiro contato missionário seja através da entrega em si, seja através do contato pessoal, quando os serviços forem contratados.

Guia para diretores de Comunicação, DSA, 2009


Thiago dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar comentando as notícias postadas neste blog.

Related Posts with Thumbnails