segunda-feira, dezembro 12, 2011

Artigo do Mês - Estabeleça a sua Prioridade

A partir desse mês, em nosso blog, haverá um texto para servir de reflexão para o mês.

O mês de Dezembro, tem o texto do nosso ancião Veríssimo Santos.

Estabeleça sua prioridade
 
 
“... há muitas coisas, mas apenas uma é necessária!”
 
O mundo está cada vez mais frenético. As mudanças que vêm ocorrendo nas últimas décadas, em especial as decorrentes da globalização, aliado ao fácil acesso à internet e as transformações socioeconômicas, corroboram para que tal situação fique cada vez mais visível. Essas transformações mexeram com todas as dimensões da vida coletiva: Social, econômica, cultural, política e religiosa. As pessoas correm de um lado para o outro, sempre em busca de algo: um sonho, uma realização ou um simples desejo de consumo, e quando o encontram, logo percebem que não estão satisfeitas e o êxtase inicial se dissipa, extingue-se. Criar uma expectativa de felicidade constante em um mundo que muda a cada dia terminar em desengano, desilusão, decepção. Então, um devaneio toma conta novamente, e quase como um ciclo vicioso, a correria recomeça.

É comum ouvirmos, frases do tipo: ‘‘estou atrasado”  “não tenho tempo”   “amanhã quem sabe?”     “tenho que sair” “agora não dá”– e nesse vai e vem sem fim, quando finalmente pararmos para olhar no espelho, perceberemos que o tempo passou e não volta mais, e as coisas singelas da vida as que realmente faz sentido, não foram desfrutadas. 
E nesse “pandemônio” a família sofre graves conseqüências. O lar tem cada vez mais se tornado um local, onde “meros conhecidos’’ se encontram para um “fast-foods” e um “ligeiro bate papo”. A televisão e o computador são mais íntimos para os filhos do que os próprios pais, e em partes, a responsabilidade pela educação, foi entregue a essas máquinas, que produziram crianças “mecanizadas” desprovidas de afeto. É como diz a letra da música “utopia” do Padre Zezinho “... Há muitos filhos que bem mais do que um palácio, gostariam de um abraço e do carinho entre seus pais...”
Nesse meio, o crente deve ser diferente, como um diamante lapidado em meio às pedras brutas, tem que “ponderar a vereda de seus pés” Próv.4:26. Precisam de um alimento espiritual para não serem sugados pelos prazeres, modas, opiniões e objetivos do mundo. Sabedoria, prudência, equilíbrio, domínio próprio e firmeza devem acompanhá-lo em tudo que realiza ou que deixa de realizar. Infelizmente, uma linha tênue separa muitos professos seguidores de Cristo e o mundo, tornando-os quase, impossível diferenciá-los. O que seria esse alimento espiritual?
Evangelismo, pág 138 “A Palavra de Deus é nossa santificação e justiça, porquanto é alimento espiritual.... A Palavra de Deus contém nutrição”    
       
Certa vez, Jesus, se dirigiu até a cidade de Betânia, para visitar seu amigo Lázaro e suas irmãs Marta e Maria. Marta estava completamente envolvida com os afazeres domésticos: comida, disposição da mesa, ornamentação da casa, nenhum detalhe passava despercebido por ela. Enquanto isso, Maria assentada aos pés de Jesus, ouvia atentamente seus ensinamentos. Então Marta, em um lapso de fúria reprova a Jesus e indiretamente repreende a Maria: “... O senhor não se importa (grifo nosso) que a minha irmã me deixe sozinha com todo esse trabalho? Mande que ela venha me ajudar.” Lucas 10:40 (BLH). Abstraída em tantas atividades, o tempo parecia ter encolhido e o labor aumentado, transformando-a em uma pessoa tensa, oprimida e nervosa agredindo com palavras, até mesmo àqueles a quem amava, e o resultado? O estresse, que simplesmente, é à reação do organismo às agressões e demandas feitas sobre ele. Entre os sintomas desse mal, podemos citar: tristeza, agitação, irritação, isolamento, mau humor, sinais de cansaço, constantes crises de tensão e angústia, perda de domínio sobre as emoções.
Sinta agora, toda paciência e ternura na voz de Jesus: “Marta, Marta você está agitada e preocupada com muitas coisas.” Lucas 10:41(BLH).  
Dificuldades financeiras, a empresa querendo mais resultados e o chefe pegando no pé, as crianças que precisam ser levadas para escola e o trânsito não ajuda, a monografia que precisa ser concluída, a esposa cobrando mais tempo do marido com a família e o esposo pedido paciência,... Enfim todo isso sufoca a vida espiritual. Então Jesus disse para Marta “... há muitas coisas, mas apenas uma é necessária!”
O que Jesus estava tentado ensinar?  O que precisamos saber e fazer? O que realmente é necessário?

Em apenas quatro citações, encontraremos a resposta:​
Atos dos Apóstolos pág. 205 lemos “Quando as lições da Bíblia são aplicadas na vida diária, exercem elas profunda e duradoura influência sobre o caráter”
O Grande Conflito pág. 625, completa: “Apenas os que forem diligentes estudantes das Escrituras, e receberem o amor da verdade, estarão ao abrigo dos poderosos enganos que dominam o mundo”
TS v2 p 61 “A oração é o mais santo exercício da alma. ’’
TS v1 p494 “As horas que deveriam ser dedicadas à oração e meditação dedicam-se a atividades mundanas.”
Quantas horas (Talvez minutos, já seria um bom começo), de qualidade temos dedicados a oração e meditação?

É necessário que, como cristãos, encontremos tempo, dentro de nossas agendas sobrecarregadas de compromissos e tarefas, para um momento de oração, estudo e meditação na palavra de Deus, do contrário, seremos “engolidos” pela síndrome do estresse. Note que Jesus, não estava dizendo, para Marta alienar-se de suas atividades e compromissos, mas sim, que “tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião” Eclesiastes 3:1 (BLH). Alguns poderão argumentar que Marta estava trabalhando para dar a Jesus, o melhor de sua hospitalidade. Mas nada, nem mesmo o trabalho que dedicamos na obra de Deus, substitui o momento de devoção, àquela hora tranqüila, longe da agitação diária, e “assentados aos pés de Jesus” ouvir o Espírito Santo sussurrar em nossos corações.
 
Jesus continuou o diálogo com marta dizendo: “... há muitas coisas. Mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela.”Lucas 10:42 (BLH).
William Shakespeare em O Menestrel escreve: “As circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos... pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, dois lados.”
 
Duas mulheres, duas classes, dois caminhos: o largo e o estreito, o secular e o eterno, o materialismo versos espiritualismo Todos tem o privilégio de decidir a estrada a trilhar, George R. Knight, escreve em MD 2001 “O que eu amo? O que verdadeiramente cativa minha imaginação, meu tempo livre, minha lealdade? Seja o que for, isto há de determinar tanto a maneira como vivemos como o lugar onde passaremos a eternidade.”  Na encruzilhada da vida, o melhor caminho é o que Maria escolheu: os pés de Jesus, e Ele diz hoje pra mim e para você: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28
 
 
 
Veríssimo dos Santos
 
 
 

quinta-feira, dezembro 01, 2011

Ser feliz reduz em 35% riscos de morte prematura


Ficar feliz reduz riscos de morte prematura em até 35%. É o que aponta estudo realizado na Universidade College, em Londres, e publicado na versão online da revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Ao contrário de outros estudos sobre felicidade que se baseiam nos relatos de muito tempo atrás dos pacientes, este usou a técnica chamada Ecological Momentary Assessment, que dá uma imagem rápida do que a pessoa está sentindo em tempo real. Aproximadamente quatro mil participantes, com idades entre 52 e 79 anos, tinham que destacar seus sentimentos de felicidade ou ansiedade em uma escala quatro vezes ao dia a partir do momento em que eles acordavam. Os cientistas os acompanharam por cinco anos e relataram os números de mortes durante o período.

Depois de ponderar idade, sexo, depressão e doenças como câncer ou diabetes, além de outros problemas relacionados à saúde como fumar, o estudo mostrou que os que se classificaram como mais felizes viviam mais tempo do que os outros.

O autor do estudo, Andrew Steptoe, ficou impressionado com os efeitos positivos da felicidade até mesmo em pacientes diagnosticados com doenças crônicas. O pesquisador também destacou a importância de uma visão positiva na vida. “A sociedade acredita que os idosos precisam apenas de tratamento adequado e dinheiro para sobreviver, mas talvez também seja preciso garantir a eles mecanismos para que eles fiquem mais felizes também”, ressalta Steptoe.

(BOL)

Nota: Provérbios 17:22 diz: “O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos." A ciência está atrasada.[DB]
Related Posts with Thumbnails