sábado, outubro 29, 2011

Dicas de livros e sites para você estudar a bíblia.

Por Leandro Quadros




Há algum tempo queria criar no blog um espaço onde o leitor pudesse receber indicações de livros, para o estudo da Bíblia e apologética (defesa da fé). E, graças a Deus, o dia chegou!
Disponibilizarei uma lista de materiais que fazem parte de minha biblioteca, para que você possa conhecer cada vez mais as doutrinas bíblicas sob uma perspectiva cristocêntrica. Afinal, como disse um grande pregador (irei parafraseá-lo): “Toda doutrina deve ser uma avenida que conduza as pessoas a Cristo”.
A grande maioria dos livros a seguir podem ser adquiridos com a editora Casa Publicadora Brasileira, pelo telefone 0800-9790606, ou pelo site www.cpb.com.br Quando o material for publicado por outra editora, informarei logo em seguida.
Na medida do possível, irei atualizando esta lista. Agora, vamos ao que mais interessa!
1) A Bíblia Sagrada. Este é o primeiro livro da lista por ser o mais importante. Sugiro que faça um “ano bíblico” (plano de leitura da Bíblia em um ano) na Nova Versão Internacional por ela ter uma linguagem simples e agradável. Mas, quanto mais versões você tiver, melhor, pois, ao compará-las, poderá interpretar com mais segurança os textos bíblicos mais difíceis.
Nunca deixo de passar mais tempo com a Bíblia do que com outros livros. É a Palavra de Deus que se constitui a fonte primária de todo saber religioso. É ela que transforma o nosso interior e nos torna pessoas melhores.
Portanto, leia muitos livros, porém, jamais deixe a Bíblia em segundo plano. Passe muito mais tempo com ela.
2) O Desejado de Todas as Nações. Segundo um bibliotecário do Congresso Nacional de Londres, esta é a melhor biografia já produzida sobre Jesus Cristo nos últimos 300 anos. Você não pode deixar de ter esse material e de conhecer mais de perto a sublime pessoa de Jesus como descrita pela Bíblia, através da “tinta” de Ellen White.
3) Na Mira da Verdade. Sim! Dia 08/10/2011 ocorrerá o lançamento do livro na cidade de Porto Alegre, RS. Não darei maiores detalhes agora por que o material está em fase de revisão final e quero divulgá-lo depois que estiver com ele impresso. Esse será o primeiro de vários que quero produzir, para que tenha em sua biblioteca alguma coisa do que Deus tem me ensinado no decorrer dos anos em que estudo a Bíblia e defendo suas verdades fundamentais.
Em breve lançarei um site (www.leandroquadros.com.br) onde as pessoas poderão adquirir o livro on-line.
Um detalhe importante: não me envolverei com essa parte comercial, pois, meu foco é outro: pregar o evangelho eterno, contextualizado nos três últimos recados de Deus à humanidade (Ap 14:6-12). Quem cuidará disso será minha amada esposa. Escreverei sobre as verdades de Deus e ela fará com que os materiais cheguem às pessoas.
Quando o livro estiver pronto avisarei aqui no blog, no twitter, no facebook… Ore por esse projeto, ok?
4) Questões Sobre Doutrina. Livro indispensável para qualquer pessoa que deseja conhecer as doutrinas adventistas direto na fonte, e não através de sites e livros apologéticos que cometem distorções históricas e doutrinárias incríveis, contribuindo assim para o aumento da ignorância.
5) Respostas a Objeções. Vários textos bíblicos mal-interpretados por irmãos de outras igrejas são contextualizados de modo magistral por Francis Nichol, um dos maiores apologistas adventistas.
6) Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia. Se quiser um estudo sistematizado das doutrinas adventistas, esse é um livro que não pode faltar em sua biblioteca. Escrito por teólogos de grande calibre e lançado no Brasil em 2011, com certeza revolucionará a teologia adventista no meio protestante e católico.
7) O Sábado na Bíblia – Por que Deus faz questão de um dia. Se você quiser conhecer a doutrina bíblica do sábado e compreender corretamente os textos bíblicos distorcidos, para “apoiarem” a observância do domingo, não pode deixar de ler esse material de meu professor e amigo, o Dr. Alberto R. Timm – outro grande apologista adventista, a nível mundial.
8.) Nisto Cremos. Esse material aborda as 28 doutrinas fundamentais adventistas com muito embasamento bíblico. Vale a pena conhecê-lo de perto.
9)  Popular Beliefs – Are They Biblical? Samuele Bacchiocchi refuta várias crenças populares que, longe de possuírem embasamento bíblico, são doutrinas humanas. Ele aborda a imortalidade da alma, vida após a morte, tormento eterno, purgatório, observância do domingo, Mariologia, dom de línguas, batismo infantil e também dedica um capítulo todo para analisar com maestria a doutrina antibíblica – e diabólica – da dupla predestinação. Publicado pela Biblical Perspectives, pode ser adquirido no site www.biblicalperspectives.com
10) Imortalidade ou Ressurreição? Até o momento, é o melhor material que conheço sobre o estado do homem na morte. Muito bem embasado nas Escrituras, há nele a opinião de centenas de teólogos não adventistas que deixaram de acreditar na doutrina antibíblica da imortalidade natural da alma (sem comer da árvore da vida para isso). Publicado pela Imprensa Universitária Adventista (Unaspress), pode ser adquirido no site http://unaspress.unasp-ec.com
11) Não tenho fé suficiente para ser ateu. Ótimo para ser dado de presente a ateus sinceros. Com exceção de algumas partes em que os autores deixam a desejar (ao tentarem harmonizar a teoria da evolução com a Bíblia e ao defenderem a existência do inferno eterno, entre outras coisas), é um livro essencial para você mostrar que a fé bíblica se apoia em evidências. Publicado pela Vida Acadêmica, pode ser adquirido no site www.editoravida.com.br
12) Andrews Study Bible. Excelente Bíblia de estudo disponível na New King James Version. É uma ótima ferramenta para os estudantes sérios da Bíblia, que querem deixá-la falar ao coração e à razão. Publicada pela Andrews University Press, pode ser adquirida no site http://bible.andrews.edu/
13) www.psicologianaweb.org Nesse site a psicóloga clínica Maria de Lourdes disponibiliza vídeos e palestras sobre os disversos temas que tratam da saúde mental. Ela tem usado a Bíblia e os princípios cristãos para ajudar as pessoas a administrarem as próprias emoções e, assim, desfrutarem de melhor qualidade de vida.
Esta lista será atualizada com certa frequência.  Por isso, não deixe de passar por aqui de vez em quando e de informar aos seus amigos que o blog possui mais este espaço cultural.
Deixo-lhe um texto bíblico “equilibrado” para sua reflexão:
“Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.” (Ec 12:12)

domingo, outubro 02, 2011

“Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”

Um episódio em especial do reality show da TV Record, “A Casa da Ana Hickmann”, chamou a atenção do Brasil e especialmente dos adventistas do sétimo dia. Foi o momento em que a apresentadora gaúcha conversou com uma das participantes para saber o porquê de ela não ter participado da “balada” na sexta-feira à noite e de uma prova classificatória na piscina, no dia de sábado.
A comunicadora adventista Whasti, que competia para ser a nova repórter do programa “Tudo é Possível”, passou os momentos sabáticos a sós, sem envolver-se em qualquer tipo de atividade secular imprópria para o dia de repouso (Ex 20:8-11) e para qualquer outro dia da semana (nesse caso, baladas).
A princípio, pensei: “por que ela foi a tal programa de TV se sabia que não iria conseguir observar o sábado?” Porém, me dei por satisfeito com a justificativa que deu a Ana Hickmann: “quando a gente quer muito uma coisa… a gente vai atrás”. Ela tem razão: temos que correr atrás dos nossos sonhos, pois, neste mundo de pecado e tristezas, sonhar nos ajuda a levar a vida com mais alegria e mais facilidade, pois, isso é um bálsamo para a emoção.
Ela demonstrou estar disposta a correr atrás do sonho dela, mas, o mais importante é que Wasthi compreendeu que os sonhos de Deus são maiores. Ela entendeu que há recompensa em sacrificarmos nossas vontades, caso elas venham a interferir em nossa lealdade ao Deus Criador que tanto fez (Tt 3:5), faz (1Co 1:18) e fará (Rm 5:9) por nós.
QUEM REINA EM SEU CORAÇÃO: A VONTADE DE DEUS OU AS SUAS?
No momento não escrevo para defender apologeticamente a doutrina do sábado – tão clara nas Escrituras (Gn 2:1-3; Ez 22:26; Ex 20:8-11; At 16:13; Ap 14:6, 7). O que quero destacar é a atitude da competidora em sacrificar a própria vontade para fazer a vontade de Deus. E isso em rede nacional!
Na conversa com a apresentadora da TV Record percebe-se que nossa irmã na fé compreendeu as palavras de Atos 5:29: “[...] Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens.” Confesso que ao ver o vídeo no YouTube me perguntei: “até que ponto eu estaria disposto a sacrificar minhas vontades para fazer a vontade de Deus?” Profanar o sábado não é a minha maior tentação por que nos meus 15 anos de adventismo estou acostumado a observá-lo com minha esposa e filhinha. É algo me dá muito prazer.
Minha “angústia” está em olhar para dentro de mim e descobrir se, em outras áreas da minha vida, também estarei disposto a deixar de lado “o próprio eu” para que Cristo viva em mim (Gl 2:20). Gostaria de saber se, em certos momentos de prova, estarei tão disposto a erguer a bandeira dos bons princípios como estou decidido a erguer a bandeira da guarda do sábado.
Porém, de algo tenho certeza: não importa a área da vida em que sejamos mais fracos, pelo poder de Cristo (Fp 2:13) podemos viver como o “sal da terra” e a “luz do mundo” (Mt 5:14-16). Se assim vivermos, inevitavelmente ouviremos das pessoas o mesmo que Wasthi, ao final de sua conversa com Hickmann:
“Você é uma pessoa muito especial e mostrou ser mais especial ainda agora por que acredita nos seus princípios, segue dessa forma… [nesse tipo de] pessoa [...] a gente pode confiar”.
OS SONHOS DE DEUS SÃO MAIORES QUE OS NOSSOS
Precisamos estar dispostos a crer especialmente numa daquelas frases em que Wasti regou-a com as próprias lágrimas, e que pode ser a pura expressão da fé e entrega ao Deus que tudo sabe e que tudo pode em favor dos filhos dEle: “Por maior que seja o meu sonho, o sonho de Deus é maior pra mim”.
Acredito que também por meio de Ana Hickmann, Deus deu uma mensagem forte a todos aqueles que desejam viver o sonho dEle. “Seja sempre sincera. Nunca esconda de você mesmo e nunca esconda de ninguém aquilo que você acha e aquilo que você é”.
Até que ponto somos sinceros e transparentes com respeito aquilo que somos e acreditamos, para que perfumemos a vida das pessoas como bons perfumes de Cristo? “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.” (2Co 2:15)
Converse com Deus sobre você. Pergunte-Lhe (se já não tiver a resposta) em que área (s) da vida precisa se fortalecer ainda mais para representá-Lo bem diante da sociedade. Faça a mesma oração que Davi, certo (a) de que esse tipo de prece nunca deixará de ser atendida pelo Espírito Santo:
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139:23-24).
Related Posts with Thumbnails