terça-feira, agosto 31, 2010

Arqueólogos adventistas são destaque na Isto É

A revista IstoÉ desta semana traz matéria sobre o trabalho de arqueólogos brasileiros, dois dos quais adventistas: os doutores Rodrigo Silva e Jorge Fabbro. Leia aqui alguns trechos da reportagem: "Fazia 40 graus à sombra, debaixo de uma tela de plástico perfurada em Monte Sião, Jerusalém. Corria o último mês de julho e cerca de 50 titulados acadêmicos de diferentes partes do mundo distribuíam picaretadas nessa porção de terra sagrada, onde ficava a residência de Caifás, o sumo sacerdote que presidiu os dois julgamentos de Jesus Cristo. Todos haviam trocado de bom grado o ar-condicionado de suas salas nas universidades para suar sob o sol escaldante da cidade santa, em busca de tesouros históricos.

No meio dessa turma um brasileiro, professor de arqueologia, com um chapéu à Indiana Jones na cabeça, lutava contra uma tendinite no braço esquerdo provocada por uma inflamação na coluna cervical. Aos 54 anos, o paulista Jorge Fabbro, teólogo com mestrado em arqueologia pela Andrews University (EUA), não queria abandonar a terceira expedição da qual participava em Israel. Além de atender às preces do professor Fabbro, Deus deu o ar da graça a todos os seus colegas de empreitada.

A escavação da qual participavam resultou em uma das maiores descobertas da arqueologia bíblica deste ano: uma taça de pedra, datada do século I d.C., na qual estão escritas dez linhas, possivelmente em aramaico ou em hebraico. Trata-se de um código secreto, ainda misterioso, formado por algumas letras redigidas de cabeça para baixo e frases de trás para a frente. Uma relíquia do tipo, suspeitam os pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte que capitaneavam a missão, pode ter sido usada por Jesus para se lavar ritualmente antes da última ceia.

Não existe na história de Israel nenhum vaso ritual com inscrição tão extensa quanto este. "Infelizmente não fui eu quem deu a picaretada para tirá-lo do chão", lamenta-se, em um primeiro momento, o professor Fabbro. "Mas o prazer de tocar em um objeto que ninguém tinha visto em dois mil anos é indescritível."

Saciar o espírito aventureiro, próprio do herói da série "Indiana Jones", e contribuir com a ciência motivam alguns arqueólogos brasileiros a deixar de lado os livros e o conforto do lar para, no Exterior, sujar as mãos de terra em busca de objetos raros. Não é tarefa fácil. Em 2007, o professor mineiro Rodrigo Pereira da Silva, especialista em arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém, escavou na Jordânia.

Como os trabalhos em sítios arqueológicos começam cedo por causa do calor, passou um mês acordando às 4h da manhã. Com um turbante na cabeça e munido de trena, pá, picareta, colher de pedreiro, vassoura e pincel, ele dava expediente em uma camada de terra do período persa datada do século VI a.C. até a hora do café, às 8h.

Duas horas e meia mais tarde, Silva, que leciona no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), almoçava no alojamento próximo dali, onde ele e outros colegas dormiam. À tarde, o sol castigava e não havia escavação. A labuta, porém, não parava. Com um balde de água e escova de dente, os pesquisadores tinham de lavar os achados.

Com algumas poucas mudanças, esse foi o ritual de Silva, 39 anos, nas seis expedições que constam de seu currículo. "É um trabalho gostoso, no qual não existe a síndrome da segunda-feira", afirma o professor, que descobriu uma estatueta datada entre 10 mil a.C. e 5 mil a.C., hoje exposta no museu de Shaar ha Golan, em Israel.

Empoeirar-se em terras sagradas do Oriente Médio - o professor Fabbro conta que a cada dois dias de trabalho joga-se fora uma camiseta e uma calça - custa caro e, na maioria dos casos, é bancado pelo próprio acadêmico. Silva desembolsou cerca de R$ 10 mil na missão da Jordânia. Fabbro, que se inscreveu e foi selecionado pela Universidade da Carolina do Norte, contou com o patrocínio de R$ 20 mil da Universidade Santo Amaro (Unisa), na qual leciona, para passar seis semanas em Jerusalém. (...)

"[O] arqueólogo Fabbro, que chegou a escavar com caças israelenses sobrevoando sua cabeça, brinca ao citar a maior das aventuras dessa profissão fascinante: 'Dividir o quarto com colegas. Até Ph.D. ronca!'"

Jorge Fabbro. Idade: 54 anos. Formação: teólogo e advogado, mestre em arqueologia pela Andrews University (EUA). Expedições: Israel (nas cidades de Tel Dor, Megiddo e Jerusalém). Descobertas: taça de pedra com uma inscrição de dez linhas usada por sacerdotes do primeiro século do cristianismo. É o vaso ritual que apresenta a inscrição mais extensa da história de Israel. Escama de bronze de 700 a .C. que fazia parte da couraça de um guerreiro.



 
 
Rodrigo da Silva. Idade: 39 anos. Formação: teólogo, filósofo e doutor em teologia bíblica. Fez pós-doutorado em arqueologia na Andrews University (EUA), além de cursos de arqueologia na Universidade Hebraica de Jerusalém. Expedições: escavações em Israel, Jordânia, Sudão e Espanha. Descobertas: uma estatueta do período neolítico, datada entre 10000 a. C. e 5000 a. C., hoje exposta no museu de Shaar ha Golan, em Israel, e três moedas gregas raras.
 

segunda-feira, agosto 30, 2010

Pastor adventista leva esperança a mineiros do Chile

O pastor Carlos Diaz, 43, chega ao acampamento Esperanza com uma carga especial de Bíblias em miniatura. Cada livrinho só pode ter até 8 cm de largura. É essa a medida do diâmetro da maior das sondas que está sendo enviada (por um túnel escavado na montanha) aos 33 mineiros encarcerados desde o dia 5 de agosto a 700 metros de profundidade, na mina San José. O pastor encomendou uma Bíblia para cada um dos 33, deu-se ao trabalho de usar marcador amarelo fosforescente nas passagens mais importantes ("aquelas em que parece que Deus fala diretamente a respeito das angústias de viver dentro de uma caverna fechada"), e entregou-as ao coordenador de segurança da operação de resgate, Jorge Sanhueza, gerente de Sustentabilidade da estatal do cobre do Chile. Ele encaminhará terra adentro, até os mineiros, as "palavras divinas". [...]

[O pastor Diaz é] capelão da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O Chile usa só uma palavra para se referir à sobrevivência de todos os 33 mineiros desaparecidos no dia 5 (e sem nenhum ferimento, diga-se): "milagre". [...]



sábado, agosto 28, 2010

Hitler era descendente de negros e judeus

Exames de DNA realizados com parentes do ex-líder nazista Adolf Hitler revelaram que ele era descendente de pelo menos dois “grupos” que desprezava: judeus e negros. Segundo a revista belga Knack, o jornalista Jean-Paul Mulders pegou um guardanapo usado por um sobrinho-neto de Hitler que vive em Long Island, nos Estados Unidos, e mandou o material para testes. As informações são do jornal Daily Mail. A análise da amostra levou Mulders até a Áustria, onde ele descobriu que um agricultor identificado como Norbert H. era primo do ditador. O jornalista, junto com o historiador Marc Vermeeren, encontrou também outros 39 parentes distantes de Hitler no país. Norbert H. concordou em fornecer material genético para os exames.

Utilizando as duas amostras, especialistas chegaram à forma particular do DNA, Haplopgroup E1b1b - que é rara na Alemanha e em toda a Europa Ocidental. “É mais comumente encontrado no Marrocos, na Argélia, Líbia e Tunísia”, disse Jean-Paul Mulders. Especialistas suspeitam que o grupo genético seja o mesmo ao qual pertencem uma das maiores linhagens de famílias judaicas. “Pode-se dizer, a partir desta premissa, que Hitler era parente de pessoas que ele desprezava”, afirmou o jornalista na revista.


Nota: O preconceito “racial” e a discriminação são idiotices criadas por um ser que se esquece de que os humanos são todos irmãos, descendentes de um mesmo casal original. O criacionismo bíblico, que assume a literalidade de Gênesis, poderia ser a resposta para a promoção da fraternidade e igualdade entre os povos.[MB]

sexta-feira, agosto 27, 2010

Tempos de incoerência



Por: Michelson Borges [MB]



No começo do mês, quando viajava com minha família para Santa Catarina, ao parar numa das serras do caminho, me vi obrigado a fotografar o automóvel acima. E não foi pelo saudosismo (meu primeiro carro foi um fusca). Não. O que me chamou a atenção foram os símbolos colados na lataria. Sem querer, o proprietário do veículo me forneceu clara ilustração dos tempos modernos - tempos de incoerência; de tentativas de misturar o imiscível. Enquanto ostenta o peixe-símbolo dos cristãos, no outro lado do capô traseiro, exibe o logotipo de uma revista masculina. De que são feitos os cristãos de nossos dias? O que significa, para esses, a palavra "cristianismo"? Seria uma religião de igreja, de fim de semana, que nada tem que ver com o dia a dia? Para mim, esse fusca é o símbolo da incoerência daqueles que acham que podem se dizer seguidores (na verdade, no máximo, admiradores a distância) de Jesus, enquanto frequentam locais de diversões reprováveis, ouvem músicas que exaltam a sensualidade e a carnalidade (misturadas com letras que supostamente louvam a Deus), leem obras e assistem a filmes que nublam a mente e incapacitam para a reflexão, etc. Enfim, o fusca da incoerência revela o que já deveria ser óbvio para todo cristão: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro" (Mt 6:24). Naquele dia, segui viagem pedindo a Deus que me ajudasse a ser um cristão coerente. - Michelson Borges

quinta-feira, agosto 26, 2010

Casa Civil apóia Quebrando o Silêncio no Maranhão


Nesta quarta-feira, 25 de agosto, a Casa Civil do estado do Maranhão abriu as portas para o projeto Quebrando o Silêncio. Uma equipe de coordenadores levou até as autoridades informações sobre as mobilizações que já estão acontecendo e que ainda acontecerão com ênfase no dia 28 de agosto.

Em todo o território do norte do Maranhão acontecerá 44 pontos de mobilização com passeatas e carreatas. Mais de 25 mil pessoas estão envolvidas no projeto. A cidade de Barreirinhas receberá um pólo especial onde no dia 28, passeatas e carreatas acontecerão em toda a cidade, e na Praça da Bíblia, um ponto culminante reunirá a população para receberem orientações e palestras sobre o assunto. No domingo cerca de 500 mulheres da comunidade participarão de oficinas profissionalizantes oferecida pelo projeto.

De acordo com Olga Lenza Simão, chefe da Casa Civil, projetos como este é de extrema importância. “O governo entende que só é possível acabarmos com a violência doméstica com o apoio de projetos como o Quebrando o Silêncio. A igreja Adventista tem sido uma parceira da população maranhense com diversos projetos sociais desenvolvidos no estado”, afirma.

Para mais informações acesse http://www.quebrandoosilencio.org/ ou ligue para (98)4009-4949



quarta-feira, agosto 25, 2010

Curso de Liderança Aventureiros 2010

Olá, Aventureiros preparados para o mega Curso de Liderança de Aventureiros da AMa? Você não pode (de maneira alguma) deixar de participar. Será único até 2012. Então, não pense em perder.

Data: 01 a 03 de outubro - INSCRIÇÕES ABERTAS

Inscrições: R$ 30,00 até o dia 30 de setembro.

Sobre Liderança temos dois avisos de extrema importância a dar.

AVISO 01:

Nos dias 01 a 03 de outubro, os líderes e aspirantes tem um encontro marcado com o CURSO GERAL DE LIDERANÇA DE AVENTUREIROS DA AMa.

Anote na sua agenda:

CURSO DE LIDERANÇA DE AVENTUREIROS - AMa

Local: CALT II
Data: 01 a 03 de outubro
Horário: Sexta às 19hs e termina no domingo.

Participação:

Todos os aspirantes entre os anos de 2009 - 2010 a:

• Líder;
• e Líderes formados a mais de 4 anos que precisam de reciclagem;

Inscrição

As inscrições poderão ser feitas na AMa com a secretária Jose.
R$ 40,00 até o dia 01 de outubro.
Obs – DESCONTOS
Haverão descontos de:
• e de R$ 10,00 até dia 30 de setembro
Todos os aventureiros devem fazer download e assinar o CÓDIGO DE CONDUTA DO CURSO. DOWNLOAD AQUI!

AVISO 02:
É de extrema importância deixar claro que todas as lideranças terminam no dia 03 de outubro (dia final do Curso de Liderança)
O recadastramento será via Pastor Distrital.

terça-feira, agosto 24, 2010

Dormir pouco ou demais faz mal


Dormir menos de seis horas por noite pode ser mortal. Essa é a conclusão de pesquisadores italianos que dizem ter encontrado "evidências inequívocas" da ligação entre a privação do sono e a morte prematura. Para a pesquisa, foram analisados 16 estudos envolvendo cerca de 1,5 milhão de pessoas. De acordo com o levantamento, coordenado pela Universidade de Warwick e pela Universidade de Medicina Federico II, quem dorme menos de seis horas por noite tem 12% mais chance de morrer antes dos 65 anos do que aqueles que dormem entre seis e oito horas. Estudos anteriores já mostravam que a privação do sono estava associada a doenças cardíacas, pressão alta, obesidade, diabetes tipo 2 e colesterol alto.

Os cientistas italianos concluíram, também, que dormir demais pode ser ainda mais perigoso. Segundo eles, aqueles que dormem mais de nove horas por noite apresentam 30% mais chances de morrer cedo. A novidade, publicada nesta quarta-feira na revista especializada Sleep, contradiz outro estudo publicado na semana passada que sugeria que quem dormir 10 horas ou mais aumentavam as chances de chegar aos 100 anos.

Francesco Cappucio, coordenador da pesquisa, discorda: "Assim como dormir pouco pode representar uma saúde debilitada, dormir muito também pode significar alguma fraqueza". Segundo ele, muitas horas de sono podem estar ligadas à depressão e a baixos níveis de atividade física. Alguns tipo de câncer também podem estar associados ao excesso de sono, diz o pesquisador. "Dormir de seis a oito horas por noite é o ideal para a saúde. A duração do sono deve ser encarado como um fator comportamental de risco", alerta.

(Veja)

Nota: Conforme nos lembra a Lição da Escola Sabatina desta semana, temperança (= equilíbrio) é importante em tudo. Conforme Ellen G. White, "a importância da regularidade no tempo de comer e dormir não deve passar despercebida. Desde que o trabalho da construção do corpo ocorre durante as horas do descanso, é essencial, especialmente na juventude, que o sono seja regular e abundante" (Educação, p. 205). "É preciso revelar cuidado no que respeita à regularidade das horas de sono e de trabalho. Precisamos ter períodos de descanso, de recreação e de meditação" (O Lar Adventista, p. 494).

segunda-feira, agosto 23, 2010

Super-heróis são maus modelos

Durante a 118ª Convenção Anual da Associação Americana de Psicologia, palestrante alega que os super-heróis modernos fazem mal à construção da personalidade dos jovens. Segundo a Dra. Sharon Lamb, professora emérita da Universidade de Massachusetts-Boston, a imagem de super-heróis batendo em vilões pode não ser boa se a sociedade quiser promover comportamentos masculinos mais gentis e menos estereotipados. Em comunicado divulgado pela entidade, ela afirmou existir uma grande diferença entre os heróis dos filmes de hoje e os dos quadrinhos do passado. Em suas próprias palavras, “os heróis de hoje participam de ações ininterruptas de violência”. Esses personagens seriam agressivos, sarcásticos e raramente demonstrariam a virtude de fazer o bem à humanidade. Sharon diz ainda que, despidos de seus trajes de heróis, estes homens são péssimos exemplos: exploram as mulheres e mostram sua masculinidade com armas poderosas.

Para a psicóloga, o exemplo típico desse novo super-herói moderno é o Ironman, ou Homem-de-Ferro. Segundo ela, a grande diferença dos personagens dos quadrinhos do passado para os atuais super-heróis dos filmes é que os primeiros representavam modelos nos quais os garotos podiam se espelhar – já que, despidos de seus trajes, eles seriam pessoas reais, com problemas reais e vulnerabilidades.

A psicóloga afirma ainda que, na mídia de hoje, só existem duas imagens com as quais os garotos pode se identificar: super-heróis ou vagabundos. De acordo com ela, após uma pesquisa feita com 674 meninos de 4 a 18 anos, a conclusão é a de que a publicidade se aproveita do fato de que jovens precisam moldar sua identidade durante a adolescência. O truque seria então lhes “vender” uma versão limitada de masculinidade.

Para ela, a solução seria ensinar os jovens a se distanciarem dessas imagens e encorajá-los a achar as “mentiras” nelas.

domingo, agosto 22, 2010

A batalha (distorcida) do Apocalipse

O livro A Batalha do Apocalipse foi escrito pelo jornalista brasileiro Eduardo Spohr. De acordo com a revista Veja, ele está em sétimo lugar entre os mais vendidos de ficção. Eis um resumo do conteúdo da obra: “Há muitos e muitos anos, tantos quanto o número de estrelas no céu, o paraíso celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o Dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas. Único sobrevivente do expurgo, Ablon, o líder dos renegados, é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na Batalha do Armagedon, o embate final entre o céu e o inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro da humanidade. Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano, das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval, A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana – é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, repleto de lutas heróicas, magia, romance e suspense.”

O site da revista Época traz uma entrevista com Spohr e publicou o seguinte subtítulo: “Inspirado na Bíblia e na cultura nerd, A Batalha do Apocalipse, de Eduardo Spohr, se tornou um hit na internet e ameaça a hegemonia dos vampiros nas livrarias.” Sobre a pesquisa para escrever a obra, o jornalista disse: “Não foi uma pesquisa gigantesca, porque a pesquisa não pode ser mais importante que os personagens. Mas sempre gostei do tema e sempre estive em contato com ele. Li algumas passagens do Velho Testamento e o Apocalipse da Bíblia. Também li alguns livros apócrifos e de mitologia, mas tudo isso está no livro apenas como uma inspiração. É uma aventura de ficção, acima de tudo. [...] Me inspirei um pouco em Matrix, em Highlander... As lutas entre os personagens têm influência de Cavaleiros do Zodíaco - assisti muito a esse desenho na minha infância, tenho alguns bonecos até hoje. Os anjos no meu livro são como super-heróis. E alguns autores influenciaram bastante o meu estilo: O J. R. R. Tolkien, da trilogia Senhor dos Anéis, o Stephen King e o Robert E. Howard, criador do Conan.”

Não sei o que é pior: literatura vampiresca voltada para adolescentes acríticos ou um livro que se diz inspirado na Bíblia, mas que a distorce tremendamente. Note que Spohr afirma em sua obra que os anjos caídos são “amantes da justiça e da liberdade” e desafiaram “a tirania dos poderosos arcanjos”. Na verdade, arcanjo existe apenas um: Miguel, que é o próprio Jesus (em hebraico, Mikhael significa “aquele que é como Deus”). Em outras palavras, com seu livro, Spohr está ecoando as acusações do rebelde-mor, Lúcifer, segundo o qual Deus é o tirano da história – mas talvez o autor nem saiba disso, pois diz ter lido apenas algumas passagens da Bíblia.

Para Spohr, escrever esse livro pode ter sido parte de uma brincadeira divertida e lucrativa. Para ele, a obra é mera ficção. O problema é que muitos de seus leitores jamais pegarão uma Bíblia para ler a história verdadeira e levarão na memória as inverdades de um livro que trata de assunto muito sério como se fosse conto de fadas ou enredo de RPG.

O inimigo de Deus anda bastante ativo por esses dias...[MB]

Dica: Quer conhecer a verdadeira história do grande conflito cósmico entre o bem e o mal? Clique aqui.



PEDIDO: O blog do Michelson Borgens  está participando de dois concursos: TopBlog e BlogBooks (categoria "religião"). Posso contar com seu voto? Clique aqui e aqui para votar. E muito obrigado!
 

sábado, agosto 21, 2010

Maranhão recebe ampla divulgação do Quebrando o Silêncio

As emissoras de televisão, os jornais impressos e as rádios do Maranhão uniram forças para divulgarem o projeto Quebrando o Silencio no estado. Nesta ultima quinta-feira, 19 de agosto, cada editor de emissora marcou programas especiais em seus canais para tratar do projeto.

Acompanhe abaixo a agenda de divulgação do projeto:

Emissoras de Televisão:

TV Mirante (afiliada da Globo)

24/08 – Gravação de Matéria sobre o projeto, com a participação de pessoas que já sofreram agressões e que hoje participam da campanha.

27/08 – Participação ao vivo no Bom Dia Mirante

TV Maranhense (afiliada Bandeirantes)


23/08 – Gravação do Programa da Mônica Moreira

26/08 – Especial Quebrando o Silêncio, onde a emissora vai tratar da lei Maria da Penha e do projeto.

27/08 – Divulgação das Mobilizações no Jornal Maranhense

A emissora cedeu sete dias de propagandas para a divulgação do projeto.

TV Cidade (Record)

27/08 – Participação ao vivo no Fala Brasil

27/08 – Participação ao vivo no Balanço Geral


TV Difusora (SBT)

26/08 – Participação ao vivo no programa Feminissima

27/08 – Participação ao vivo no Bom Dia Difusora

Emissoras de Rádio:

Rádio Cidade – Em divulgação desde 18 de agosto

Rádio Difusora – Com divulgação em programas específicos

Rádio Mirante – Participação especial de um coordenador no projeto no dia 27/08

Rádio Capital – Participação especial de um coordenador no projeto no dia 26/08

Jornais Impressos

Estado do Maranhão – Divulgação do programa com matéria a ser feita com a coordenadora geral no dia 24/08

Correio de Noticias – Divulgação do Projeto com nota no dia 25/08

Outros Jornais, e sites estarão fazendo a divulgação do projeto. Todas as emissoras de televisão estarão presentes em um ponto de mobilizações que ocorrerá no dia 28 de agosto, com passeatas, carreatas e palestras.

Somente em São Luís serão 17 pólos de concentração, e o norte do Maranhão mais de 25 mil pessoas serão mobilizadas.

No dia 02 de setembro uma sessão solene do Quebrando o Silêncio, com a presença de líderes públicos, religiosos e parceiros do projeto acontecerá na Assembléia Legislativa do estado. A mídia local já se comprometeu a estar presente no evento.



sexta-feira, agosto 20, 2010

Tomba mais um soldado de Cristo! - O silêncio do tenor Eclair Cruz


Silenciou, momentaneamente, na noite dessa terça-feira, dia 17, a voz de um dos tenores mais apreciados do quarteto Arautos do Rei, Eclair Cruz. Há tempos lutava contra um câncer. Em nenhum momento, porém, perdeu a esperança e a disposição para cantar.

Eclair nasceu no interior do Rio Grande do Sul. Trabalhou por cerca de 22 anos na Voz da Profecia. Como primeiro tenor dos Arautos do Rei foram 14, em seis diferentes formações. Eclair era muito ligado ao Pastor Roberto Rabello. Mesmo depois de sair do quarteto acompanhou o orador da Voz da Profecia por todo o Brasil.

Eclair não perdia nenhuma oportunidade para testemunhar através da música. Durante o culto de ação de graças dos Ex-Alunos do Instituto Adventista São Paulo (IASP), dias 4 e 5 de junho, mesmo enfraquecido pela doença, Eclair da Cruz se levantou da cama e chegou ao colégio apoiado nos braços do filho. Com entusiasmo e convicção ele cantou “Breve virá, breve virá, breve Jesus voltará”, ao lado de seus colegas da formação de 1970 (Malton Braff, 2º. tenor; Enis Rockel, barítono; e Roberto Conrado, baixo).

O culto fúnebre foi realizado por Roberto Conrad Filho, na última quarta, dia 18, às 14h. Eclair da Cruz deixa a esposa Iria Cruz, três filhos (Elder, Iris e Eliani) e sete netos.

Ore pelos familiares, especialmente a esposa Iria, que está bastante enferma.

Durante sua estada de 1(um) ano aqui no maranhão, especificamente em são luís, Pr. Eclair Cruz dera estudo a muitos pessoas, agradeço a Deus por conhecer pessoalmente esse seu soldado. Escrevo, administro e posto notícias neste blog, pois fui um dos seus alunos e aceitei a mensagem de Deus por intermedio do Pr.  Eclair Cruz.

Por: Depcomvp1- [ Adailson ]



quinta-feira, agosto 19, 2010

Treinamento via satélite e pela web capacita para recepção em igrejas

Brasília, DF ... [ASN] Em 2011, o projeto Amigos da Esperança vai mobilizar os adventistas do sétimo dia a convidarem seus amigos para que assistam a um culto adventista dia 16 de abril.

Em todas as congregações dos oito países que formam a Divisão Sul-Americana, será um dia de recepção especial a muitos que talvez nunca tenham participado de um culto. E o investimento em qualificação de quem recebe as pessoas nas igrejas é intensificado neste mês. Sob organização do Ministério da Mulher, em conjunto com as uniões brasileiras, acontece no próximo dia 27 de agosto, das 19h30min às 21h30min, o primeiro treinamento do gênero via satélite direcionado para recepcionistas de congregações locais, entre outros líderes. E com outra novidade: pela Internet as pessoas poderão assistir, também, às importantes orientações a respeito de como recepcionar bem e conduzir uma pessoa que vai a um templo religioso adventista.

A diretora do Ministério da Mulher, Wiliane Marroni, explica que o treinamento, também, tem a intenção de preparar os recepcionistas para o evangelismo para todo o território nacional a partir de Maringá, com o pastor Luis Gonçalves. “Todos os membros da igreja precisam ter consciência da importância de receber e atender as pessoas. O que buscamos é uma igreja receptiva e não apenas uma boa equipe de recepcionistas. Tanto na entrada, quanto dentro do templo, precisamos deste comprometimento em atender melhor quem vai a uma congregação e necessita se sentir bem acolhido”, comenta Wiliane.

O acesso ao treinamento será através do site http://sites.portaladventista.org/ministeriodamulher/.

[Equipe ASN, Felipe Lemos]

terça-feira, agosto 17, 2010

Ainda o atum - comer ou não

Depois de ler a postagem sobre o atum, o advogado Erich Olm contatou a empresa Coqueiro e obteve a seguinte resposta:

Bom dia Erich!

Agradecemos o seu contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Consumidor Coqueiro. Com relação ao seu questionamento, esclarecemos que o atum é peixe de couro e de escama. O corpo é de couro e contém escamas na cabeça. A maioria das pessoas considera o atum um peixe de pele, mas isso acontece por conta do tamanho e quantidade das escamas do atum diferirem daquelas encontradas em outras espécies de peixe como as da sardinha, por exemplo. As escamas do atum são muito pequenas e estão mais concentradas na cabeça. Quanto às aletas (barbatanas), todas as espécies a possuem, e o tamanho é dependente da espécie e da idade. Existem várias espécies de atum, e todos têm barbatana e escamas.

Atenciosamente,

Maria Santana



Atendimento ao Consumidor COQUEIRO

Obs.: Alguns sites judaicos apresentam o atum como alimento kosher, ou seja, próprio para consumo humano.

segunda-feira, agosto 16, 2010

“Única chance do ser humano será deixar a Terra”


O astrofísico Stephen Hawking afirma que, ao menos que a raça humana colonize o espaço nos próximos dois séculos, vai desaparecer para sempre. Em entrevista ao site Big Think, o cientista diz que a única chance de sobrevivência do ser humano é sair da Terra e habitar novos planetas. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail. “Eu vejo um grande perigo para a raça humana. Houve vezes no passado em que a sobrevivência (do ser humano) foi incerta. A crise dos mísseis de Cuba em 1963 foi uma delas”, disse Hawking. “É provável que a frequência dessas ocasiões aumente no futuro. Precisamos de muito cuidado e discernimento para negociar tudo isso com sucesso.” Apesar do aviso, Hawking se diz otimista com a possibilidade de colonizarmos novos mundos.

No início deste ano, o cientista havia dito que o ser humano deveria evitar contato com formas de vida alienígenas, já que não temos certeza se elas seriam amigáveis. Desta vez, o astrofísico afirma que o próprio modo de vida da humanidade pode fazê-la desaparecer.

“Nossa população e o uso de recursos finitos do planeta Terra estão crescendo exponencialmente, assim como nossa capacidade técnica para mudar o ambiente para o bem e para o mal”, diz Hawking. “Contudo, nosso código genético carrega instintos egoístas e agressivos que foram vantagens necessárias para a sobrevivência no passado. Será difícil evitar o desastre nos próximos 100 anos, ainda mais nos próximos mil ou 1 milhão.”

Hawking já havia falado sobre a possibilidade de ser criada uma espaçonave capaz de viajar para o futuro. Ou seja, o equipamento utilizaria a viagem no tempo (apenas para o futuro) para atravessar grandes distâncias. Segundo a previsão de Hawking, a nave levaria seis anos para atingir sua capacidade máxima - 98% da velocidade da luz -, enquanto que um dia nela seria equivalente a um ano na Terra. Assim, após 80 anos, ela seria capaz de chegar aos limites de nossa galáxia.


Nota: Hawking está errado (e é uma pena que ele só vislumbre essa “solução” para a humanidade). A única chance para o ser humano consiste em ser resgatado da Terra – por Jesus, quando Ele regressar. Curiosamente, quando um cristão diz isso, há quem torça o nariz. Quando um cientista como Hawking diz seus absurdos, vira notícia “séria”.[MB]

Detalhe: Daqui a algum tempo, vamos realmente deixar a Terra numas férias de mil anos (confira).

domingo, agosto 15, 2010

Ano de catástrofes ou esperança?

Acabo de chegar do Chile, depois de visitar várias das cidades afetadas pelo terremoto e tsunami, na região sul do país. Voltei com a impressão de um país preparado para se refazer da crise e um grupo de membros e líderes que perderam muita coisa, mas não a esperança.

Pessoas que têm um sorriso no rosto, palavras positivas e muita confiança de que vamos sair mais fortes de toda essa crise.

Fiquei muito impressionado ao visitar a família da irmã Yolanda, tesoureira da igreja central de Constitución. Encontrei os quatro membros da família no local em que estava sua casa, antes do tsunami.

Hoje, resta apenas uma pequena parte e uma montanha de entulhos. Na frente estava o carro da família com um grande adesivo no vidro traseiro apresentando a imagem do Impacto Esperança 2008, com a volta de Jesus e a mensagem “Viva com Esperança”. Aquelas palavras eram o que os habitantes da cidade precisavam ouvir e recordar, e nelas confiar. Ela me contou do momento, logo após o terremoto, em que fugiram apenas com a roupa do corpo para a parte alta da cidade, e dali acompanharam o momento em que as ondas gigantes tragaram um pedaço da cidade.

Em uma pequena ilha próxima, cerca de duzentas pessoas aproveitavam o fim de semana. Depois do terremoto, também sabiam do risco da chegada de um tsunami. Infelizmente, não conseguiram sair para se refugiar em uma região mais alta. Ao conversar com a irmã Yolanda, percebi sua emoção ao contar que, do lugar alto em que estavam, podiam ouvir os gritos desesperados das pessoas da ilha e seus sinais de luz com as lanternas, pedindo socorro, mas ninguém conseguia oferecer ajuda. Tão logo as ondas gigantes chegaram, o barulho e as luzes desapareceram.

Foi muito difícil para todos acompanhar uma situação como aquela. São cenas que nos relembram diferentes momentos bíblicos e proféticos que para alguns parecem impossíveis. Nossa igreja também sofreu as consequências da tragédia. As sedes da Associação Sul e da Missão Central foram condenadas e desocupadas.

Três escolas foram bastante danificadas e dez igrejas, destruídas. A maior delas, a igreja central da cidade de Concepción (dois milhões de habitantes), tinha lugar para 700 membros e o pouco que sobrou terá de ser demolido. Mais de setenta igrejas tiveram sérios danos estruturais e cerca de 700 casas de adventistas também foram afetadas. Lamentavelmente, quatro de nossos membros faleceram.

Ao descrever toda essa situação, quero lhe dar a oportunidade de ajudar nossos irmãos no Chile e orar por eles. Quero que você veja como Deus renova as forças de Seus filhos em meio à dor e ao sofrimento.

Além disso, quero que você tire outras lições importantes:

1. Vale a pena ser uma família mundial. Não somos igrejas independentes espalhadas pelo mundo.

Somos uma igreja mundial. Uma organização que avança unida e se apoia em um momento assim.

Em poucos dias, todas as uniões e instituições da Divisão Sul-Americana, além da própria Divisão, Associação Geral e outras Divisões mundiais, enviaram recursos para a reconstrução da igreja no país. Se você também quiser ajudar, não deixe de visitar o portal adventista na internet (www.portaladventista.org).

2. Precisamos reconhecer o tempo em que estamos vivendo. Esse tem sido denominado o ano das calamidades. Precisamos entender a agitação de nosso planeta, observar como os ventos estão sendo soltos (Ap 7) e o que o inimigo está fazendo com este mundo (Ap 12:12). É tempo de levantar a cabeça, pois a redenção está próxima (Lc 21:28).

3. Cada sinal é uma oportunidade. Os versos 6, 8 e 13 de Mateus 24 indicam que as catástrofes, incluindo os terremotos, não são sinais iminentes da volta de Cristo. O próprio Cristo, no verso 14, destaca que o fim virá com a forte pregação do evangelho.

O surgimento e a intensidade dos sinais negativos deverão servir para facilitar a pregação do evangelho. Eles não são o fim, mas facilitam o cumprimento do sinal iminente do fim (Mt 24:14).

Daí a pergunta: Quantos outros sinais ainda precisam acontecer, quantas oportunidades mais ainda precisamos ter para pregar o evangelho a todo o mundo, para que Cristo volte à Terra?

Erton Köhler – é presidente da Divisão Sul-Americana.



sábado, agosto 14, 2010

Breve chegará o dia...

Ao longo das últimas semanas, talvez muitos tenham sido surpreendidos com a ocorrência de algumas sérias tragédias naturais.

Desde as inundações no Paquistão (com centenas de mortos e cerca de 13 milhões de pessoas afetadas) e na Europa Central, aos graves incêndios na Rússia (além das temperaturas na ordem dos 40ºC, quando a normal para esta época do ano seria... 24ºC!), passando pelo deslizamento de terras no noroeste da China também devido a chuvas fortes, são os esforços do homem tantas vezes insuficientes para combater as vagas que o atingem.

Os governantes viajam para as zonas atingidas, prometem reforço de meios para combater as carências humanitárias que logo surgem e demonstram o seu interesse em ajudar as populações. Nós acreditamos nas suas intenções; só não acreditamos que o irão conseguir fazer... Isto porque, já vimos este filme várias vezes...

Espantosamente, de cada vez que ele nos é apresentado, caímos constantemente no erro de diagnosticar sempre os mesmos problemas (alterações climáticas, descuido humano, falta de prevenção, etc..) e sugerir sempre as mesmas soluções (mais consciência ambiental, mais meios materiais de combate aos flagelos, etc..). Isto leva a que a verdadeira razão de fundo seja sucessivamente ignorada, colocada de lado...

E essa verdadeira razão é esta: 'porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora' (Romanos 8:23). E sugiro que o principal motivo que leva os homens a preferirem esquecer este dado, é a cruel sentença que a Bíblia profere contra aqueles que insistem em seguir esta conduta: 'e iraram-se as nações, e veio a Tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, Teus servos, e aos santos, e aos que temem o Teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra' (Apocalipse 11:18).

É impressionante como tudo quanto a Bíblia anuncia é desclassificado como sendo apenas histórias de uma antigo livro com ensinamentos morais que não mais têm vigor ou validade. Ainda há dias assistia na televisão a um programa de quase duas horas sobre a vida de Jesus nesta terra; o conteúdo resume-se da seguinte maneira: o relato bíblico regista a história de Jesus de uma forma - mas as evidências científicas mostram, por outro lado, que....

E assim acontece com estes fenómenos naturais que assolam um pouco por todo o lado; enquanto a Bíblia claramente informa que o comportamento deste mundo está a chegar ao limite da paciência divina, os homens escolhem insistir nas suas teorias de inteletualidade inflacionada, cujos resultados estão claramente à vista: pouco ou nada podem fazer, e tudo parece cada vez pior.

No entanto, repare que esta não é uma má notícia; bem pelo contrário! Todos estas dados apontam claramente que se aproxima rapidamente o dia no qual Jesus virá para reclamar como Seus aqueles que O amaram mais do que a este mundo, e procuraram Nele as soluções, preferindo-O às falhadas teorias humanas.

Pois que venha esse dia rápido! Muito rápido!

EXTRA: Um Novo Tempo Começou em São luis

Meus irmãos hoje é um marco na associação maranhese, pois entrou no ar o canal novo tempo

Depois de muitas lutas é com prazer que venho aqui informar que o o sinal ja esta pegando!!!!!!!!!!!

Valeu por suas orações!!!!!!!!!

amém!!

Estejamos preparados porque várias pessoas vão querer receber estudo !!!

Sintoniza no canal 44!!!



 

sexta-feira, agosto 13, 2010

Rádios e TVs no seu Computador

As principais rádios e tvs adventistas em seu computador. Mais de 20 opções para você assistir e ouvir

Escolha abaixo uma das 3 formas para você acompanhar a programação:

1. Arquivo de Instalação do software Advir Player 1.2, para quem possui Windows 95, 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003. Para baixar o arquivo de instalação clique aqui. ZIP – 600Kb

2.Gadget para Windows Vista e Seven. Clique aqui para baixar

3. Widget para quem possui o Yahoo! Widget instalado no computador: http://widgets.yahoo.com/widgets/player-cristo . O arquivo nt.txt deve ser baixado e salvo na pasta Meus Documentos. (contem endereço de todas as radios).
Para quem nao possue o Yahoo! Widget pode baixar e instalar no seu computador: ftp://ftp.novotempo.org.br/Internet/player/NovoTempo-widget.zip

Obs.: Esse Widget é somente para ouvir as radios e tvs, nao será possivel assistir as tvs.

Semeando Tempestades - Jugo Desigual no Namoro

A Líder de Jovens começa a namorar um rapaz atraente e inteligente. É um bom moço, Cristão, inclusive! Só tem um detalhe... ele não é Adventista. Ouvindo isso, seus amigos começam a ponderar: “Então... se ela pode, por que eu não posso?” Muitos questionam os conselhos que recebem sobre esse assunto. Afinal, devemos testemunhar aos outros de nossa fé, não é verdade? Qual é o limite entre o recomendável, o aceitável e que o não é nenhum dos dois? Onde começa o perigo, quando o assunto é amizade, ficar e namorar com pessoas de outra fé ? Considerando a Igreja como um só corpo, acredito que quando se inicia um namoro, não só o membro, mas a Igreja estará em perigo: a semente da apostasia foi lançada. Seu nome? Jugo desigual. No Namoro? É Claro. Não precisa ser casamento para ser jugo desigual. Pouco a pouco, o exemplo pessoal, os argumentos e as justificativas realizam uma obra que de início, parece inofensiva. Mas logo a Igreja sente seus efeitos. Nenhum Jovem consegue mais ver razão para se engajar num ministério pelos Jovens, pela Igreja, e muito menos pelos seus semelhantes. A Igreja está estancada. Apenas o inimigo das almas se alegra com o vazio das liturgias, dos cultos JA improvisados e sem vida, e com a perplexidade dos poucos que ainda tentam fazer a área jovem crescer, sem resultados. Qual é o problema?

- “Achamos que tínhamos feito a nossa parte”, alega a liderança. “Afastamos esses jovens dos cargos. Achamos que tudo estaria resolvido.” Outros tentaram evitar o assunto, buscando explicações diferentes para os problemas da igreja. Até que a moça decide se casar com o tal rapaz. Por todas as melhores razões do mundo, ele é o único para ela! Não interessam os conselhos, as visitas pastorais, as orações, as admoestações dos adultos e dos “velhos”. Ela é dona do próprio nariz. Os anos se passam. Seu nome já está quase esquecido por alguns, quando de repente, num desses dias, ali está ela, de volta à Igreja. Arrependida, gastada pelo sofrimento, cansada de chorar, vítima de suas próprias decisões.

- “Foram dez anos perdidos.” Ela comenta, acrescentando:

-“ Como eu me arrependo, Pastor!”

Há inúmeros casos como o dela. Casos que se multiplicam, fazendo-nos perguntar: Como temos reagido à questão do Namoro com não Adventistas em nossa Congregação?

“Todo mundo faz. Por que eu não posso?” Este é um grande argumento, não?

quinta-feira, agosto 12, 2010

Revista Conexão J.A

Estamos disponibilizando a mais nova revista jovem espero que ajude!!!





Clique em download e baixe a revista.



quarta-feira, agosto 11, 2010

Querem censurar Deus na internet

Um site norte-americano teve uma ideia um tanto quanto inusitada: cansaram de conteúdo religioso na web e resolveram criar um programa que filtra qualquer conteúdo bíblico ou religioso das páginas que seu usuário estiver visitando. Segundo a definição do site do programa, o GodBlock é um filtro de web que bloqueia conteúdo religioso. É destinado a pais e escolas que desejam proteger os filhos de textos sagrados “prejudiciais” e da doutrinação religiosa, antes que as crianças tenham idade suficiente para tomar decisões. Quando instalado corretamente o GodBlock testará cada página visitada e, antes que ela seja carregada, buscará textos bíblicos, nomes de figuras religiosas e outros sinais de propaganda religiosa. Se nenhum for encontrado, então o o internauta estará autorizado a navegar livremente.

O programa está em fase de testes e só tem versão em inglês, mas já estão pedindo ajuda financeira para traduzi-lo para outras línguas.


Nota: E quem vai proteger as crianças do secularismo, do ateísmo pregado nos acampamentos de Dawkins e do gayzismo, divulgado na internet, em novelas e filmes? Com respeito a esses “ismos”, as crianças têm condições de tomar decisões? No site oficial [http://www.godblock.com/], é feita outra afirmação: “In the last century, the United States has seen a resurgence of fundamentalist religion. Fundamentalist Evangelicals, Mormons, Baptists, Muslims, and Jews have held back progress in science, human rights, civil rights, and protecting our environment. How can we reverse this trend and join the rest of the world in the gradual secularization of society and government?” Nada mais falso. Na verdade, conforme tenho afirmado muitas vezes aqui no blog, a ciência experimental nasceu num berço cristão; a arte também deve muito a essa cosmovisão, assim como o conceito de liberdade e inviolabilidade humana. Mesmo as universidades tiveram início graças à iniciativa de cristãos comprometidos com a missão. Querer conduzir a humanidade ao secularismo é um erro e uma atitude ingrata. Acusar a religião por maus atos cometidos por essa ou aquela denominação ou por indivíduos que se dizem religiosos, é tomar o todo pela parte. Se partirmos desse pensamento generalista, podemos acusar o ateísmo e o secularismo pelas atitudes de certos regimes políticos e indivíduos que esposaram a visão ateísta. Mas isso também seria injusto. Sinal dos tempos: “Quando vier o Filho do homem, achará, porventura, fé na terra?” (Lc 18:8).[MB]



terça-feira, agosto 10, 2010

EXTRA: Encontro de Universitários Adiado

ADIADO !!!



Próxima notícias sobre o encontro postaremos, aguarde!!!
ou não ^^ !



Santa Ceia consagra Associação Maranhense

A Semana de Oração, que deu inicio ao novo semestre na sede administrativa da Igreja Adventista no norte do Maranhão, Associação Maranhense, teve seu encerramento nesta sexta-feira, 6 de agosto, com a cerimônia de Santa Ceia. A semana contou com o tema "Orai sem Cessar", e cerca de 50 funcionários, incluindo os administradores e departamentais do campo, participaram da cerimônia final que foi conduzida pelo pastor Andrade, dirigente do culto a cada manhã na Semana de Oração, e pelos pastores Ezequias Guimarães e Ramildo Bezerra, presidente e secretário do campo.

O pastor Argemiro José Andrade, mais conhecido como pastor Andrade, atualmente dirige a maior igreja da União Norte Brasileira, igreja do Marco, em Belém-PA.

Santa Ceia

Santa Ceia é uma cerimônia antiga, uma das mais belas do cristianismo. O próprio Jesus a instituiu enquanto esteve na terra.

Por ocasião da Santa Ceia, nós temos o privilégio de participar dos "emblemas", o pão (sem fermento) e o vinho (suco puro da uva, não fermentado) sagrados que nos trazem à lembrança o sacrifício expiatório e plenamente eficaz que Jesus realizou na Cruz do Calvário em nosso lugar, pagando o preço pelos nossos vis pecados.

Portanto, a Santa Ceia seria um "mini batismo", no qual reconsagramos nossa vida a Deus, e recebemos dEle o poder para vivermos uma vida de santidade e harmonia com Sua Palavra. É interessante observar que a Santa Ceia é um momento tão especial, que O próprio Jesus Se faz presente:

A Bíblia diz em 1 Coríntios 11:26 “Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha.”

Renovação Pessoal

Para Darisa Ribeiro, que trabalha na secretaria da AMa, a semana foi revigorante. “Falar de oração é falar de comunhão, e terminar este assunto com a renovação de Deus através da Santa Ceia foi marcante”, declara.

Já para José Wilson Silva, técnico de informática da AMa, “a cerimônia expressa o perdão pelos outros, e ela é de extrema importância em um ambiente de trabalho, pois desentendimentos é algo comum durante o dia a dia, e este é o momento de perdoar uns aos outros”.

segunda-feira, agosto 09, 2010

Central - Oficinas de Música


Um novo projeto ganhou espaço na igreja Central de São Luís: Oficinas de Música. O projeto pioneiro teve sua primeira edição em julho, onde oficinas de piano, violino, flauta, regência, canto, entre outros instrumentos, aconteceram de forma simultânea. As inscrições foram abertas ao público e atingiram mais de 150 participantes, que aprenderam com professor especializado em cada instrumento. Uma grande festa, com todas as oficinas, encerrou a semana no Teatro João do Vale, no sábado 24, onde os instrumentos se juntaram em um só som adorando a Deus.

O objetivo do projeto é ter continuação. Portanto, prepare-se para julho de 2011, pois você também poderá participar.

domingo, agosto 08, 2010

Monte Castelo - Há um Dever


No ultimo sábado, 31 de julho, a igreja do Monte Castelo, liderada pelo pastor Sérgio Aguiar, recebeu a equipe de mídia da Associação Maranhense, para participarem das gravações do novo clipe produzido pelo Centro de Mídia da AMa. O clipe, direcionado a apelo, tem como tema “Há um Dever”, música do quarteto Cânticos Vocal, do álbum “Está Consumado”.


O roteiro conta a história de um jovem que freqüentava a igreja, mas não queria saber de compromisso com Deus, até que em um sábado pela manhã o pastor faz um forte apelo, e então ele não resiste ao chamado de Deus e começa a pregar o evangelho. Todos se unem em pregação e oração, e então a igreja triunfa.

Nos próximos dias a edição do clipe estará pronta e você poderá acompanhá-lo em nosso site.

sábado, agosto 07, 2010

Concurso do MPU terá atendimento especial por motivos religiosos

Brasília, DF ... [ASN] Segundo informou nesta terça-feira, dia 3 de agosto, o site do Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE/UnB), o Ministério Público da União (MPU) abriu prazo para solicitação de atendimento especial por motivos religiosos durante a aplicação das provas do concurso que vai preencher 594 vagas de níveis médio e superior em todo o país.

Os candidatos deverão indicar essa condição na solicitação de inscrição preenchida no endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/mpu2010 até o dia 17 de agosto. Quem já fez inscrição, também pode voltar à página do seu cadastro e marcar a opção de atendimento especial. A decisão garantirá os direitos dos guardadores do sábado, já que a prova foi marcada para o dia 11 de setembro, um sábado. Os adventistas do sétimo dia, reconhecidos guardadores do sábado, já tinham solicitado à Justiça alguma alternativa para realizarem a prova.

Além de fazer a indicação no site, o candidato deverá encaminhar, por meio de Sedex ou carta registrada, requerimento de solicitação, indicando o número do CPF. O documento deve ser acompanhado por declaração da congregação religiosa a que pertence, atestando a condição de membro da igreja. Essa documentação deve ser enviada também até o dia 17 de agosto para o seguinte endereço: Central de Atendimento do Cespe/UnB – MPU (motivos religiosos), Caixa Postal 4488, CEP 70.904-970, Brasília-DF.

Solicitações e documentos encaminhados fora do prazo não serão aceitos. A lista de candidatos que tiverem o atendimento especial deferido será divulgada junto com edital de locais e horários da realização das provas no site acima citado. Quem tiver o pedido deferido, deverá chegar ao local de prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início e permanecer em recinto exclusivo até o pôr do sol, quando poderão realizar as provas. A Assessoria Jurídica da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul considera a decisão uma prova do bom senso do MPU. Outras informações no site ou na Central de Atendimento do Cespe/UnB, de segunda a sexta, das 8h às 19h – Campus Universitário Darcy Ribeiro, Sede do Cespe/UnB – (61) 3448 0100. [Equipe ASN, Felipe Lemos, com informações da CESPE/UnB]

sexta-feira, agosto 06, 2010

Novo Tempo visa atingir 350 milhões de pessoas

Jacareí, SP ... [ASN] Alcançar a audiência de mais de 350 milhões de pessoas, através do rádio, da TV e da Internet. Esta é a principal meta do novo diretor da Rede Novo Tempo de Comunicação, Antonio Oliveira Tostes, que substitui ao pastor Marlon Lopes. Em entrevista exclusiva ao programa Revista Nuevo Tiempo, o novo diretor, que assumiu no dia 26 de julho, disse que deseja que os veículos de comunicação da NT cheguem a todo território sul-americano.

Tostes trabalha há 27 anos para a organização adventista, e já passou por vários setores, tais como educacional, editorial e hospitalar. Hoje, traz “para a Novo Tempo um pouco da experiência de tudo o que” aprendeu “nesses anos de serviço, como servo de Deus e administrador”.

Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, e com formação em Ciências Contábeis e Administração, Tostes – que também é pastor – diz ser “uma pessoa privilegiada porque o amor de Cristo” o alcançou.

Ele considera o novo desafio um “sonho que Deus colocou” em suas mãos, e acredita que pelo potencial missionário da NT, que ainda conta com a gravadora Novo Tempo, os programas Está Escrito e Voz da Profecia, ela “pode fazer um grande serviço para a sociedade”.

O responsável pelo sistema bilíngue está certo que “a mão de Deus” tem conduzido a sua vida e iluminado o seu “caminho neste mundo conturbado”. “Deus representa a luz da minha vida”, revela Tostes. Animado com tamanho desafio, o pastor Antonio conclui a entrevista com um sorriso no rosto e apenas uma certeza: “Deus é o grande líder” da sua vida, do seu lar, da sua família e do seu ministério. [Equipe ASN, Márcio Basso, com informações de Felipe Lemos]

quinta-feira, agosto 05, 2010

Quando a internet vira vício

A edição de segunda-feira, 5, do Link [do jornal Estadão] traz uma pergunta com o tema: A internet está atrapalhando a capacidade de concentração dos jovens ou está deixando essa geração digital mais inteligente que a anterior? Independentemente da resposta, o fato é que todos - crianças, jovens e adultos - passam cada vez mais tempo de seu dia na internet. Como saber quando essa intensa relação com a web deixa de ser saudável e passa a atrapalhar nossa vida, virando dependência? O psicólogo Cristiano Nabuco de Abreu, criador do Centro de Dependência em Internet do Hospital das Clínicas, fala sobre a diferença entre aqueles que usam de forma intensa a internet e aqueles que já viraram dependentes.

Há alguma quantidade de tempo que determina se uma pessoa é uma dependente da internet?

Não, não há. As pessoas me falam “eu passo oito horas por dia navegando, estou viciada?”. Isso não é um critério. As pessoas trabalham, pesquisam e estudam pela internet e por isso precisam passar essa carga de horário conectadas. O que determina se uma pessoa é dependente é quando ela acaba preferindo desenvolver atividades na vida virtual em vez de atividades na vida real.

Como a internet age no cérebro de uma pessoa, de modo que ela se torna dependente?

Não posso falar com muita profundidade desse tema. Sou psicólogo e no Centro nós abordamos os aspectos psicológicos da doença, não os biológicos. Mas claro que me informo sobre o tema. O que se sabe é que do ponto de vista de alteração da neuroquímica existem apenas um ou dois artigos que vão explicar que após nove minutos que uma pessoa está jogando na web, o corpo libera dopamina, um neurotransmissor que faz com que você tenha uma renovada vontade de jogar.

E o que a dependência pode acarretar na vida dessas pessoas?

Além de todos os problemas pessoais que um vício traz, como piora no desempenho escolar e no trabalho, brigas com pais, amigos e namorados, um problema é que a pessoa acaba perdendo a noção do que é real e do que é virtual. Estudando neurociência a gente descobre que as vias neurais que são ativadas quando a gente vivencia algo e quando a gente pensa sobre isso, são muito semelhantes. Então o cérebro não tem como diferenciar o que é imaginado do que é vivido. Por isso ocorre essa confusão entre o que acontece na web e o que acontece na vida real.

Os jovens estão mais suscetíveis à dependência em internet?

Sim. A dependência acontece na população mais adolescente, pois a maturação cerebral, ou seja, um cérebro totalmente desenvolvido, se daria só após os 21 anos. Então essa região onde a nossa testa está localizada, que é chamada de córtex pré frontal, é a sede do pensamento, a sede dos controles dos impulsos. Os jovens ainda não têm essa região plenamente amadurecida, por isso essa população está mais suscetível a essa dependência.

Já tem como dimensionar o problema do vício na internet na sociedade?

Não há um consenso internacional, pois os critérios de cada instituição para verificar isso mudam, mas a estimativa é que 10% dos usuários de internet são dependentes.


Nota: "Quer comais, quer bebais ou [navegueis na internet], fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10:31).

quarta-feira, agosto 04, 2010

Semana de Oração inicia um novo semestre na AMA

A oração é o canal de ligação que temos com Deus. Ela nos aproxima do Mestre e nos transforma. Diante de um novo semestre de atividades, o escritório da sede administrativa da Igreja Adventista no Norte do Maranhão, Associação Maranhense, com cerca de 50 funcionários, está realizando uma semana especial de oração, com o tema “Orai sem Cessar”.

A semana está sendo dirigida pelo pastor Argemiro José Andrade, mais conhecido como pastor Andrade. Atualmente ele dirige a maior igreja da União Norte Brasileira, igreja do Marco, em Belém-PA.

Para Meyre Luce, gerente de Recursos Humanos da AMa, entrar em um novo semestre em oração é fundamental. “A oração é a respiração na vida do cristão, e é de extrema importância para nós que administramos a igreja de Deus estar em comunhão com sua vontade”, declara.

Ao final da semana, uma cerimônia de Santa Ceia marcará o término da Semana de Oração.

Você pode conhecer mais a vida do pastor Andrade acompanhando uma entrevista com ele na seção de Entrevista, em nosso site.


terça-feira, agosto 03, 2010

Resultado das Eliminatórias

No primeiro dia do Mês de Agosto, fora realizado, na Igreja Adventista da Cohab, as eliminatórias de música, oratória e conhecimento de livros da bíblia em que os melhores de cada região decidiram entre si quem sreriam os representantes oficiais de toda a Associação Maranhense no VII Campori de Desbravadores da União Norte Brasileira. Confira aqui o resultado oficial dos concursos clicando no botão.


Resultado do Concurso de Oratória





Resultado do Concurso de Música





Aguarde o resultado da Elinatória para o concurso dos Livros Bíblicos...

segunda-feira, agosto 02, 2010

1ª Sorvefest - Sovertada do clube de desbravadores


Ajude o Clube de desbravadores Leo Halliwel a participar do campori .
Compre  já seu ingresso da grande sorvetada.
Vai ser D+ ^^.


Video game pode?

Gosto muito de jogar video game, mas nunca me envolvi com jogos de lutas. Meu interesse são games de esportes, como o futebol. Existe algum problema nisso?

Os games realmente parecem apenas um passatempo, mas são um fenômeno que merece avaliação mais profunda. Desde que Steve Russel inventou em 1962 o primeiro game, chamado Spacewar, houve até hoje uma verdadeira explosão. Atualmente, existem no mercado mais de 5 mil modelos diferentes, e ainda com a expectativa de que haja um crescimento de mais de 70% nos próximos cinco anos. Só nos Estados Unidos, durante o ano 2000, foram vendidos 215 milhões de jogos. Eles estão por todos os lugares: lares, Internet e nas Lan Houses, que são ambientes especiais com vários computadores de última geração, conectados em rede.

Esse crescimento tem despertado muitos estudos e pesquisas. Cerca de 3 mil já foram realizados, apresentando tanto benefícios quanto prejuízos. Os benefícios mais divulgados são: agilidade mental, sistematização do raciocínio e competitividade. Sem dúvida, essas características ajudam os que precisam enfrentar a vida e o mercado de trabalho. Precisamos avaliar, porém, até que ponto esses benefícios compensam os prejuízos. Não existem outras formas mais saudáveis de desenvolver essas mesmas características positivas?

domingo, agosto 01, 2010

8 Dicas para cuidar da voz

Rouquidão, dor na hora de falar, aspereza e garganta coçando. Muita gente não leva a sério e acha que cuidar da voz é coisa de quem canta ou trabalha falando o dia inteiro, porém, a "saúde vocal" ou "higiente vocal", como os médicos chamam, é essencial para o aparelho fonador de qualquer pessoa e alguns pequenos cuidados garantem que suas cordas vocais fiquem sempre saudáveis.

"Geralmente, as pessoas procuram um profissional quando o problema já está em um estágio mais avançado. O ideal é prestar atenção nos sinais que a voz nos dá. Ficar rouco com frequência, sentir dor, dificuldade na hora de falar ou viver com a garganta coçando são sinais de que algo vai mal", explica a fonoaudióloga Thays Vaiano.

Como funciona a voz

Os sons que emitimos são, em sua maioria, produzidos pelas cordas vocais. Localizadas na laringe, elas consituem um tecido musculoso com duas pregas.

Quando falamos ou cantamos, o cérebro envia mensagens pelos nervos até os músculos que controlam a aproximação das cordas vocais e fazem com que se forme um espaço estreito entre elas.

Ao expulsar o ar por elas, provocamos sua vibração, o que faz com que ocorra a produção do sons. Por serem elásticas, elas distendem ou relaxam de acordo com a intensidade do esforço que fazemos na hora de falar ou cantar, por exemplo. Para que este processo aconteça, usamos orgãos como lábios, a língua, os dentes, o véu palatino e a boca, que acomodam, modalizam e distribuem o ar e os sons.

Extensão vocal

A frequência natural da voz humana é determinada pelo comprimento das cordas vocais. Assim, mulheres que têm as pregas vocais mais curtas possuem voz mais aguda do que as que têm pregas vocais mais longas. É por esse mesmo motivo que as vozes das crianças são mais agudas do que as dos adultos.
Related Posts with Thumbnails